top of page
  • Foto do escritorRicardo Caldas

Artefatos do Scrum

No artigo anterior eu escrevi sobre a Sprint Retrospective e para dar concluir os artigos sobre a framework Scrum, vou falar sobre os Artefatos do Scrum. Então vamos a isso!


Conforme está escrito no Scrum Guide, a definição é:


“Os artefatos do Scrum representam trabalho ou valor. São concebidos para maximizar a transparência da informação chave. Assim, todos os que os inspecionam têm a mesma base para adaptação.“


A framework Scrum possui 3 artefatos: Product Backlog, Sprint Backlog e Incremento e vou explicar um por um.


Product Backlog

O Product Backlog é uma lista ordenada do que é necessário para melhorar o produto. É a única fonte de trabalho levada a cabo pela Scrum Team.


Os itens do Product Backlog que podem ser desenvolvidos pela Scrum Team dentro de um Sprint, são considerados prontos para seleção num evento de Sprint Planning.


O refinamento do Product Backlog é o ato de decompor e definir melhor os itens do mesmo em itens mais pequenos e mais precisos. Esta é uma atividade contínua para acrescentar detalhes, tais como descrição, ordenação e tamanho.


Sprint Backlog

O Sprint Backlog é um plano de trabalho para os Developers. É uma imagem altamente visível e em tempo real do trabalho que os Developers planejam realizar durante o Sprint, a fim de alcançar o Sprint Goal.


Consequentemente, o Sprint Backlog é atualizado durante o Sprint à medida que se vai aprendendo mais. Deverá ter detalhes suficientes para que possam inspecionar o seu progresso na Daily Scrum.


Incremento

Um Incremento é um degrau concreto em direção ao Product Goal. Cada Incremento é acrescentado a todos os Incrementos anteriores e cuidadosamente verificado, assegurando que todos os Incrementos funcionam em conjunto.


A fim de fornecer valor, o Incremento deve ser utilizável.


Podem ser criados múltiplos Incrementos dentro de um Sprint. A soma dos Incrementos é apresentada na Sprint Review, apoiando assim o empirismo. No entanto, um Incremento pode ser entregue aos stakeholders antes do fim do Sprint.


Em resumo:

  • O Product Backlog é a lista de work items que serão desenvolvidos em alguma sprint;

  • O Sprint Backlog são os itens mais importantes e de maior valor (ROI) do Product Backlog que foram selecionados para serem desenvolvidos na Sprint que vai se iniciar;

  • O Incremento são as entregas de software que os desenvolvedores fazem durante a Sprint.

Estes artefatos existem para reforçar a busca por entregas de valor da Framework Scrum para a Scrum Team e os seus stakeholders.


Espero que tenham gostado dos conteúdos sobre Scrum e que tenham ajudado em seu desenvolvimento e dia a dia.


Inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos e novidades.


Até breve.


Referências:


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page