top of page
  • Foto do escritorRicardo Caldas

Origem do Scrum

Em outros artigos escrevi sobre o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software (história, valores e princípios) e agora vou começar a escrever sobre a Origem do Scrum. Então vamos a isso!


Tenho certeza que todos que percebem de Agile e Scrum sabem que o Scrum foi criado depois do Agile Manifesto. ERRADO!!!



O Scrum nasceu formalmente em 1993 após entregar um projeto num prazo de 6 meses, abaixo do budget e com menos bugs do que qualquer projeto anterior.


Entretanto, não foi de um dia para o outro que o Scrum foi criado e muito menos foi criado somente pelo Jeff Sutherland. Tiveram 2 pessoas que alguns anos antes, escreveram pela 1ª vez o Scrum.


Em 1986, Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka escreveram um artigo chamado The New Product Development Game para a revista Harvard Business Review sobre um estilo de gerenciamento de produtos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo.


Ambos notaram que projetos usando equipas pequenas e multidisciplinares cross-functional produziram os melhores resultados, e associaram estas equipes altamente eficazes à formação Scrum do Rugby - utilizada para reinício do jogo em certos casos.


Passaram-se 7 anos desde o surgimento do artigo sobre o Scrum até a 1ª utilização pelo Jeff Sutherland, John Scumniotales e Jeff McKenna na Easel Corporation em 1993, onde tiveram os resultados citados mais acima.


A partir desta aprendizagem na Ease, Jeff Sutherland se juntou ao Ken Schwaber para discutir mais sobre o Scrum e eles fizeram uma co-apresentação na conferência de OOPSLA de 1995 onde partilharam o aprendizado que Ken e Jeff tiveram ao longo dos anos anteriores na aplicação do Scrum e ajudaram a implantá-lo no desenvolvimento de softwares em todo o mundo.


Foram necessários mais anos de utilização e melhoria do Scrum até que Jeff e Ken partilharem a 1º versão do Scrum Guide em 2010 e desde então o Scrum Guide já passou por algumas atualizações dado que melhoria contínua também é aplicada no próprio Scrum e no Guide.


Nos próximos artigos eu vou escrever mais sobre o Scrum, Papéis, Cerimónias, Artefactos e minhas percepções / experiência sobre a framework.


Quer perceber mais sobre o Scrum e outros temas?

Inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos e novidades.


Até breve.


Referências:



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page