top of page
  • Foto do escritorRicardo Caldas

Refinamento

No artigo anterior eu escrevi sobre os eventos do Scrum e sobre a Sprint e para dar seguimento aos eventos do Scrum, vou falar sobre a Cerimônia de Refinamento, que não é um evento formal do Scrum mas é muito recomendado de praticar. Então vamos a isso!


Conforme está escrito no Scrum Guide, a definição é:


“O Product Backlog refinement é o ato de quebrar e incluir definição adicional aos itens do Product Backlog (Work Items) para ter itens menores e mais precisos.


Esta é uma atividade contínua para adicionar detalhes, como descrição, ordem e tamanho.“


Faz sentido, dado que um dos significados da palavra Refinar é:


“Tornar-se perfeito ou sublime; melhorar as próprias qualidades, aprimorar-se”

Fonte: Léxico


Entretanto, por que esta atividade é de suma importância para muitas equipas Scrum? Eu explico facilmente.


Ontem (21/08/2023) eu facilitei uma sessão de Sprint Planning de um projeto que estou a trabalhar onde temos 5 equipas a trabalhar ao mesmo tempo e foram necessárias 7 horas de sessão para planear o trabalho das equipas e do projeto.


Foi necessário esse tempo todo pois as equipas não estavam com o Product Backlog organizado, priorizado e minimamente detalhado e quando entramos na Sprint Planning (vou escrever sobre este tema no próximo artigo), tivemos que organizar o Product Backlog durante a sessão.


Ao ler isso vocês podem se perguntar: “Mas Ricardo, por que então você não agendou uma sessão de refinamento com as equipas para evitar isso?”. Eu agendei mas durantes as sessões de refinamento, outros temas mais importantes precisam ser discutidos, muito mal começamos a refinar e muitos ainda não davam valor a essa cerimónia.


Como eu sei que o ser humano aprende na dor, eu deixei seguir assim pois sabia que o tema iria emergir na Planning e com isso, eles sentiriam a dor de não se preparar e por isso, participar dos refinamentos.


E foi o que aconteceu. Tiveram reclamações (normal) de que era muito tempo de Planning mas todos ficaram e ao final estamos todos alinhados que é importante refinar e a sessão já está agendada para a próxima semana.


Seja no refinamento ou em outro evento do Scrum, é a equipa que tem que ver o valor de participar e iterar no evento. Se isso não acontecer, temos que conseguir mostrar o valor dos eventos para a equipa para tirarmos melhor proveito deles.


Da mesma forma que eu apresentei esta situação do refinamento, eu farei o mesmo nos demais eventos para ajudar no entendimento e na facilitação das sessões.


Para concluir, eu recomendo que façam refinamento pelo menos 2 vezes por Sprint, mas em alguns casos que já trabalhei fazíamos de 3 a vezes devida complexidade, volume de trabalho e prazos que tínhamos. Entretanto, cada equipa deve avaliar seu caso e definir quantas vezes é necessário fazer o refinamento.


Espero que tenham gostado e que consigam diminuir as disfunções do dia a dia para que as equipas agile trabalhem melhor.


Nos próximos artigos vou continuar a escrever sobre os eventos do Scrum e apontar as minhas percepções / experiência sobre a framework Scrum.

Quer perceber mais sobre o Scrum e outros temas?

Inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos e novidades.


Até breve.


Referências:

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page