top of page
  • Foto do escritorRicardo Caldas

Scrum Team

Nos artigos anteriores eu escrevi sobre a origem e o que é o Scrum, os valores e pilares e para dar sequência ao tema, agora vou partilhar sobre a Scrum Team (Equipa Scrum). Então vamos a isso!


Conforme está escrito no Scrum Guide, uma equipa Scrum é:


Uma pequena equipa de pessoas, composta por um

Scrum Master, um Product Owner e Developers.


Fique tranquilo pois nos próximos artigos eu vou escrever sobre os papéis do SM, PO e Devs. Por hora vamos continuar a falar sobre a Equipa Scrum.


Dentro de uma Scrum Team, não existem sub equipas ou hierarquias. É uma unidade coesa de profissionais, focada num objetivo de cada vez, o Product Goal.


Que fique claro que o PO não é chefe da equipa, muito menos o SM. E também não é uma anarquia. No Scrum existem os papéis do SM, PO e Dev com suas responsabilidades e nestas responsabilidades, existem tomadas de decisão são das pessoas que exercem os papéis.


As Scrum Teams são multifuncionais*, o que significa que os membros têm todas as competências necessárias para criar valor em cada Sprint. Também são auto-geridas, o que significa que decidem internamente quem faz o quê, quando e como.


Equipas Multinacionais é um tema que eu sempre gosto de discutir e investir tempo nas minhas formações. Ser multifuncional é diferente de ser multi-competente. PUMBA!


A diferença é simples: Se cada uma das pessoas da equipa são especialistas nas suas cenas e não ajudam os colegas em suas atividades, nós temos uma equipa muiti-competente. Ou seja, silos dentro da equipa. Num exemplo simples seria x pessoas só de back end, X pessoas de front-end, X pessoas de teste e etc..


Quando falamos de equipas multifuncionais é sobre uma pessoa ser especialista na sua cena (desenvolvimento de back end, por exemplo), mas essa mesma pessoa tem habilidades de front end e testes e muitas vezes ela ajuda os colegas a terminarem as atividades contidas no Sprint Backlog.


A Scrum Team é suficientemente pequena para permanecer ágil e suficientemente grande para completar um trabalho significativo dentro de um Sprint, tipicamente 10 ou menos pessoas.


Em geral, descobrimos que as equipas mais pequenas comunicam melhor e são mais produtivas. Se as Scrum Teams se tornarem demasiado grandes, devem considerar a reorganização em múltiplas Scrum Team coesas, focadas no mesmo produto.


A imagem abaixo fala por si só e representa visualmente a Lei de Brooks. O número de nós representa a quantidade de pessoas do time e as arestas a quantidade de conexões (canais de comunicação).


Exemplo: Se você tiver 11 pessoas (9 Desenvolvedores + Product Owner + Scrum Master), você tem no mínimo 55 canais de comunicação. Mais do que isso, o custo de coordenação e o tempo para tomada de decisões fica muito alto.



Nós e Conexões


A Scrum Team é responsável por todas as atividades relacionadas com os produtos, desde a colaboração dos stakeholders, verificação, manutenção, operação, experimentação, investigação e desenvolvimento, assim como tudo o mais que possa ser necessário.


São estruturadas e capacitadas pela organização para gerir o seu próprio trabalho. Trabalhar em Sprints a um ritmo sustentável melhora o foco e a consistência da Scrum Team.


Toda a Scrum Team é responsável pela criação de um valioso e útil incremento em cada Sprint. O Scrum define três responsabilidades específicas dentro da Scrum Team: os Desenvolvedores, o Product Owner e o Scrum Master.


Para concluir o artigo, convém reforçar os 3 parágrafos acima que dizem que a Equipa Scrum tem autonomia na gestão do trabalho a ser desenvolvido.


Ou seja, stakeholders, gerentes e chefes devem (ou deveriam) respeitar as decisões da equipa consoante ao planeamento do trabalho e como será executado. Vou entrar mais na realidade e disfunções do Scrum nos artigos relacionados aos papéis de PO, SM e Desenvolvedores.


Fiquem atentos pois nos próximos artigos vou escrever muito mais sobre o Scrum, Papéis, Cerimónias, Artefactos e minhas percepções / experiência sobre a framework.


Quer perceber mais sobre o Scrum e outros temas?

Inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos e novidades.


Até breve.


Referências:


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page