top of page
  • Foto do escritorRicardo Caldas

Valores e Pilares do Scrum

No artigo anterior eu escrevi sobre o que é o Scrum e para dar sequência ao tema, vou escrever sobre os valores e pilares do Scrum. Então vamos a isso!


Conforme está escrito no Scrum Guide, o Scrum funciona porque:


Os eventos (Sprint, Planning, Daily, Review, Retrospective)

implementam os pilares empíricos Scrum de

transparência, inspeção e adaptação.


Transparência


O processo emergente e o trabalho devem ser visíveis tanto para quem executa o trabalho como para os que o recebem.


Com o Scrum, as decisões importantes baseiam‐se na percepção do estado dos seus

três artefatos formais (Product Backlog, Sprint Backlog, Incremento). Os artefatos que têm pouca transparência podem levar a decisões que diminuem o valor e aumentam o risco.


Ou seja, todo o trabalho que a equipa está a fazer tem de estar registado em alguma ferramenta onde todos tenham acesso. Seja para criar novos itens, como para atualizar e interagir neles.


De maneira geral os trabalhos são “traduzidos” em Épicos, Features, User Stories e Tasks na maioria das ferramentas ágeis.


A transparência permite a inspeção. A inspeção sem transparência é enganadora e um desperdício.


Inspeção


Os artefactos do Scrum e o progresso rumo aos objetivos acordados, devem ser inspecionados frequentemente e diligentemente para detetar variâncias ou problemas potencialmente indesejáveis.


Para ajudar na inspeção, o Scrum fornece cadência sob a forma dos seus cinco eventos (Sprint, Planning, Daily, Review, Retrospective).


Atenção que inspecionar não é microgerenciar. O que se espera com os 5 eventos da framework, é de criar oportunidades frequentes para validar o progresso do trabalho e se tiver algo fora do previsto, consertar o mais breve possível.


A inspeção permite a adaptação. A inspeção sem adaptação é considerada inútil. Os eventos do Scrum são concebidos para provocar mudanças.


Adaptação


Se quaisquer aspectos de um processo se desviarem para fora dos limites aceitáveis ou se o produto resultante for inaceitável, o processo a ser aplicado ou os artigos a serem produzidos devem ser ajustados.


O ajustamento deve ser feito o mais rapidamente possível para minimizar novos desvios.

A adaptação torna-se mais difícil quando as pessoas envolvidas não estão capacitadas nem são auto-geridas.


Espera‐se que uma Scrum Team se adapte no momento em que aprende algo novo através da inspeção.


Coloquei em negrito alguns pontos que costumam criar constrangimentos na utilização do Scrum / Agile.


É normal durante uma daily meeting (vou escrever sobre ela nos próximos artigos) alguma pessoa da equipa informe que existe algum problema, constrangimento, bloqueio ou mudança no âmbito que pode (ou vai) impactar o objetivo da sprint (sprint goal).


Quando isso acontecer, a equipa tem de tomar a decisão para resolver o tema e se necessário, criar um plano com atividades para resolvê-lo. Infelizmente muitas equipas não trabalham desta forma, para “evitar” que muda o planeamento do sprint backlog (também vou escrever sobre isso), dado que já existe um comprometimento com stakeholders e é “preciso” entregar os artefactos combinados. O que não faz sentido algum.


Percebam: Se temos um product backlog e um product goal para Sprint, ambos estão diretamente relacionados com os compromissos que fizemos com stakeholders e encontramos bloqueios que nos impedem de alcançar os objetivos, os bloqueios DEVEM ser resolvidos. Mesmo que mude o plano da sprint.


É melhor entrar quase tudo (ou coisas) do que correr o risco de não entregar nada (ou muito pouco) com o argumento que tivemos bloqueios. Lembrem-se do Manifesto Ágil:


Responder à mudança mais do que seguir um plano”


Valores do Scrum


A utilização bem‐sucedida do Scrum depende das pessoas se tornarem mais proficientes em viver cinco valores:


Compromisso, Foco, Abertura, Respeito e Coragem


A Scrum Team compromete‐se a alcançar os seus objetivos e a apoiar‐se mutuamente.


O seu foco principal é o trabalho do Sprint para fazer o melhor progresso possível em direção a estes objetivos.


A Scrum Team e os seus stakeholders estão abertos em relação ao trabalho e aos desafios.


Os membros da Scrum Team respeitam‐se uns aos outros para serem capazes e pessoas independentes, sendo respeitados como tal pelas pessoas com quem trabalham.


Os membros da Scrum Team têm a coragem de fazer o que está certo e trabalhar em problemas difíceis.


Estes valores dão orientação à Scrum Team no que diz respeito ao seu trabalho, ações e comportamento. As decisões que são tomadas, os passos dados e a forma como o Scrum é utilizado, devem reforçar estes valores e não reduzi‐los ou miná‐los.


Os membros da Scrum Team aprendem e exploram os valores enquanto trabalham com os eventos e os artefactos do Scrum.


Quando estes valores são encarnados pela Scrum Team e as pessoas com quem trabalham, os pilares empíricos Scrum da transparência, inspeção e adaptação ganham vida construindo confiança.


Novamente coloquei em negrito algumas partes que considero mais relevantes nos valores do Scrum.


Seja com Scrum, Kanban, Waterfall ou outra maneira de gestão do trabalho, não podemos abrir mais desses valores. Sejam eles do Scrum ou não.


Não adianta dizer que estamos a usar “métodos ágeis”, se ao final do dia, 80% (ou mais) da gestão não leva em consideração as melhores práticas de trabalho.


Vou além, muitas das empresas e equipas que se auto intitulam ágeis, estão na verdade com problemas de gestão de projetos, gestão de produtos, gestão de pessoas, ineficiência das entregas e outros problemas mais. Posso garantir que todos estão a esconder os reais problemas, faltando-lhes que os valores do Scrum sejam realmente encarados frontalmente com o objetivo de melhorar a forma de se trabalhar.


Mas não é para ficarem tristes, pelo contrário. Nosso trabalho (o meu pelo menos) é ajudar empresas e equipas em melhorar a forma de trabalho e enquanto agentes da mudança, cabe a nós sermos a ligação entre as pontas para ajudar nestes temas.


Fiquem atentos pois nos próximos artigos vou escrever muito mais sobre o Scrum, Papéis, Cerimónias, Artefactos e minhas percepções / experiência sobre a framework.

Quer perceber mais sobre o Scrum e outros temas?


Inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos e novidades.


Até breve.


Referências:


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page