Nos artigos anteriores eu escrevi sobre o que é Management 3.0, gestão e liderança e pensamento complexo e para o artigo atual, vou dar foco em Energizar Pessoas com a prática do Personal Map. Então vamos à isso!
Muitas vezes trabalhamos lado a lado, mas não nos conhecemos realmente. Aprender um pouco sobre a história de vida de alguém e até mesmo a vida privada pode ajudar muito a criar empatia. Principalmente pós pandemia, pois existem mais pessoas trabalhando remotamente, muitas vezes com câmeras fechadas.
Seja em formato remoto ou presencial, criar empatia, conhecer as pessoas e nos aproximar delas sempre foi um desafio que leva muito tempo até criar afinidades.
Para ajudar a resolver essa distância entre as pessoas, o Jurgen Appelo criou o personal map, que é uma técnica simples, mas poderosa, que permite que qualquer pessoa se conhecer melhor e criar empatia com os colegas.
Na imagem acima podem ver o “template” do Personal Map, que tem como centro da prática a pessoa que queremos conhecer melhor.
Depois disso, podemos perceber 8 tópicos que fazem ligação com a pessoa a ser conhecida;
Home;
Education;
Work;
Hobbies;
Family;
Friends;
Values;
Goals.
No caso da Susanne (pessoa da imagem acima) ela preencheu várias informações ao redor dos 8 itens de autoconhecimento do Personal Map, sendo que alguns casos ela detalhou um pouco a mais, criando um novo nível.
Um exemplo é o trabalho, que ela apresentou alguns projetos que trabalhou e algumas funções que ela exerceu.
Ao “analisar” o personal map da Susanne, percebi que tenho algumas conexões com ela:
Values: Liberdade;
Trabalho: PM/PO;
Objetivos: Viajar e Empreender;
Tenho certeza que eu encontrasse com a Susanne, nós conversamos sobre os tópicos que temos em comum e que iríamos perceber mais coisas em comum.
Pode parecer ridículo, mas garanto que essa prática funciona e aproxima as pessoas. Eu já vi isso acontecer dezenas de vezes em aulas, coaching e equipas que trabalhei nos últimos anos.
Nas aulas de Management 3.0 que ministro, ou em sessões de coaching de equipas, eu coloco as pessoas para praticar em duplas durante cerca de 5 a 10 minutos, sendo que uma pessoa vai “entrevistar” a outra e criar o Personal Map do colega.
Ou seja, eu terei 5 minutos para conhecer melhor o meu colega e durante a conversa eu vou preencher o Personal Map dele. Depois invertemos e ele vai perguntar e preencher informações sobre mim.
“Ao criar um mapa pessoal de um colega,
você se esforça para entender melhor essa pessoa.”
Fonte: Management 3.0
A prática é muito simples, porém poderosa e pode ser utilizada de para vários objetivos:
Autoconhecimento;
Reduzir a distância entre as pessoas;
Conhecer melhor as pessoas;
Criar conexões;
Gerar empatia;
Ferramenta de formação de equipas;
Contratação de pessoas;
etc…
Para concluir gostava de deixar algumas dicas, caso você vá praticar o Personal Map. em sua empresa:
Não rode a dinâmica só por rodar, porque pode virar “pão e circo”;
Avalie a audiência da sessão. Normalmente C-Level e Middle Managers não alinham bem com essa dinâmica e acham perda de tempo;
Tenha um objetivo e outcomes esperados para a sessão;
Explique o objetivo da sessão para a audiência mas sem dar spoilers;
Crie um esoaço visual de partilha dos Personal Maps das equipas (virtual ou físico) e partilhe com novas pessoas que entrarem na equipa;
Fomente a diversidade, empática e conexões entre as pessoas, isto ajuda no dia a dia.
Espero que tenha gostado e que deixe seu comentário no artigo.
Se quiser perceber mais sobre Management 3.0, participe da nossa próxima formação.
Nos próximos artigos vou continuar a escrever sobre práticas, 6 visões da Management 3.0 e partilhar experiências e cases práticos para ajudar no seu dia a dia.
Quer perceber mais sobre o Management 3.0,, Gestão de Pessoas, Liderança e outros temas?
Inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos e novidades.
Até breve.
Referências
Autor:Ricardo Caldas
Comments