top of page
  • Foto do escritorRicardo Caldas

Management 3.0 - Pensamento Complexo

Nos artigos anteriores eu escrevi sobre o que é Management 3.0 e gestão e liderança e para o artigo atual, vou dar foco em Pensamento Complexo para fechar a base do Management 3.0 e depois dar seguimento nas 6 visões do Martie.


Então vamos à isso!


Como lidamos com a mudança, a incerteza e como podemos lidar com a complexidade? São questões difíceis de responder.


Com o advento da internet, globalização, pandemia, cenários políticos, guerras, o mundo está cada vez mais complexo, incerto e imprevisível.


Ainda citamos muito os “conceitos” de VUCA e BANI, mas o fato é que hoje em dia as coisas acontecem muito rápido, e não temos tempo de nos adaptar adequadamente.


Para “piorar”, nós seres humanos, temos o péssimo hábito de querer simplificar tudo, mesmo coisas que são complexas. Existe uma teoria para isso, chama-se reducionismo.

É um procedimento ou teoria que reduz dados e fenômenos complexos em termos simples.


A questão é que existem alguns erros comuns que os “reducionistas” costumam praticar:

  • Pensar em números ao invés das pessoas;

  • Confiar em instruções em vez da comunicação;

  • Tentar controlar o futuro ao invés de descobrí-lo;

  • Apontar para coisas ou pessoas como a cauda dos problemas.

Nem sempre as coisas são simples e não podemos tentar simplificá-las. Tem uma frase do Russell L. Ackoff (pioneiro em pensamento sistêmico) sobre este assunto:


Russell L. Ackoff

"A busca por soluções simples - ou simplificadas - para problemas complexos é uma consequência da incapacidade de lidar eficazmente com a complexidade.”



Temos que encarar os fatos: Existem muitas coisas complexas, imprevisíveis e não temos controlo sobre elas. Aceitar esses fatos já vai ajudar bastante no equilíbrio das nossas ações e de nos preparar para as mudanças do mundo.


Particularmente eu gosto bastante da analogia do Ken Schwaber sobre encontrar o equilíbrio entre um controlo obsessivo e a desorganização extrema (caos).


A fronteira do caos - “Ken Schwaber”
A fronteira do caos - “Ken Schwaber”

Tem um artigo muito bom da Dialexa, que está relacionado com o pensamento complexo e a fronteira do caos que fala sobre MVB: Minimum Viable Bureaucracy.


Na Management 3.0 abordamos o Pensamento Complexo de algumas maneiras mas também passamos pelo guia do pensamento complexo que possui 8 passos.

Management 3.0 - Complex Thinking
Management 3.0 - Complex Thinking

Não me recordo a pessoa que falou algo que ficou marcado que é:


“Quando tiver que resolver algum problema, olhe para a natura. É quase garantido que a mesma questão acontece na natureza e ela deu um jeito de resolver”.


Hoje em dia, utilizo essa dica mas de maneira um pouco diferente. Ao perceber que estou a lidar com algo complexo e incerto, eu penso em qual problema eu quero resolver, quais resultados pretendo obter e o que tenho que fazer para dar a volta e conseguir alcançá-lo.


Se eu não posso controlar e gerir algo, preciso trabalhar com as coisas que estão sob meu controle, mas sem esquecer dos objetivos que quero obter.


Não é fácil, as vezes não dá jeito, mas sigo seguindo.


No próximo artigo eu vou começar a escrever sobre as 6 visões da Management 3.0 e partilhar experiências e cases práticos para ajudar em seu dia a dia.


Quer perceber mais sobre o Management 3.0, Gestão de Pessoas, Liderança e outros temas?


Inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos e novidades.


Até breve.


Referências



43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page