Acredito que muitas pessoas já sabem o que é o Management 3.0, entretanto ainda existe uma percepção que o Management 3.0 são práticas “infantilizadas” para equipas e não percebem que existe muito mais do que essas práticas.
Meu objetivo com este artigo (e os próximos) é de explicar o Management 3.0 e partilhar minha experiência enquanto facilitador e praticante. Então vamos à isso.
Origem do Management 3.0
Em 2010, o Management 3.0 foi criado com o livro de gestão ágil escrito por Jurgen Appelo. Em 2016, Jurgen lançou outro livro, Gerenciando para a Felicidade.
Esses dois livros de gestão proativa e de liderança eficaz foram transformados em um workshop prático do Management 3.0 Foundation, o primeiro formato de workshop, seguido por vários novos workshops.
Esses workshops de liderança permitem que cada membro da equipa estabeleça um caminho para o sucesso e o propósito, porque pequenos movimentos feitos com inteligência podem colocar grandes coisas em movimento.
Vocês se recordam que o Manifesto for Agile Software Development foi criado em 2001, correto? Pois bem. Foram necessários 9 anos até que o 1º livro de gestão de profissionais ágeis fosse lançado e depois mais 5 anos até lançar o 1ª workshop do mesmo tema. Foram 15 anos de diferença entre a criação do Manifesto e o Workshop.
Quais são os problemas que o Management 3.0 ajuda a resolver?
Existem muitos modelos e teorias de gestão de pessoas mas que não apresentam uma forma concreta de colocá-los em prática. Já o Management 3.0, apresenta várias práticas de gestão de pessoas e liderança que são simples de utilizar no dia a dia.
O Management 3.0 segue a ideia de pensamento sistêmico de que 95% do desempenho de uma organização é resultado de todo o sistema, não do indivíduo. O Management 3.0 examina como analisar esse sistema para encontrar as soluções certas para uma liderança melhor e eficaz nas organizações.
Management 3.0 é uma forma de pensar, combinada com uma coleção de práticas, ferramentas em constante mudança para ajudar qualquer funcionário a gerenciar a organização.
É uma maneira de olhar para os sistemas de trabalho.
Perceba quais são Práticas e Visões da Management 3.0 brevemente explicadas pelo Martie (símbolo das visões organizacionais que são abordadas no livro e Workshop).
Energizar Pessoas: As pessoas são a parte mais importante de uma organização e os gerentes devem fazer de tudo que puderem para mantê-las ativas, criativas e motivadas.
Empoderar Equipas: As equipas podem se auto organizar. Isso requer empoderamento, consentimento e confiança na gestão.
A auto-organização pode levar a qualquer coisa. Portanto, é necessário proteger as pessoas, compartilhar recursos, dar às pessoas um propósito claro e metas definidas.
As equipas não podem alcançar os seus objetivos se os membros da equipa não forem suficientemente capazes. Os gerentes devem, portanto, contribuir com o desenvolvimento de competências.
Muitas equipas operam em um contexto de uma organização complexa, assim, é importante considerar estruturas que favorecem a comunicação.
Pessoas, equipas e organizações precisam melhorar continuamente para adiar o fracasso pelo maior tempo possível.
Além destas 6 visões, o Management 3.o também aborda mais 2 temas importantes: Gestão & Liderança e Pensamento Complexo.
Nos próximos artigos vou explicar quais são as práticas das visões, partilhar experiências e cases para que percebas como o Management 3.0 pode contribuir com a sua carreira, com o crescimento da equipa e empresa.
Quer perceber mais sobre o Management 3.0,, Gestão de Pessoas, Liderança e outros temas?
Inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos e novidades.
Se você ainda não participou do Workshop de Management 3.o Foundations, clique aqui e se inscreva na próxima turma.
Até breve.
Referências:
Autor: Ricardo Caldas
Comments