Já pararam para pensar o que vem depois da Delegação e Empoderamento?
Como sabem, no workshop de Management 3.0 abordamos diversos conteúdos e práticas sobre gestão e liderança para que os participantes aprendam e pratiquem esse conhecimento em suas equipas e empresas.
Recentemente tive um insight sobre Delegação e Empoderamento e consegui conectar a origem disso pois nos últimos meses eu participei de alguns eventos de agilidade e todos os eventos as pessoas "reclamavam sobre não estarem empoderadas” para mudar processos ou tomar algumas decisões.
Foi então que eu percebi que não é um problema local e sim um problema sistêmico, dado que as pessoas eram de várias empresas diferentes mas tinham a mesma questão e com isso eu criei o Delegation Maturity Model.
O Delegation Maturity Model (DMM) é uma prática suportada pelas ferramentas do Management 3.0 e foi criada pelo Ricardo Caldas para apresentar o resultado do nível de maturidade em Delegação do sistema que está sendo avaliado para criar um plano de ação para empoderar a empresa para alcançar o Business Agility.
Mas antes de explicar o que é o Delegation Maturity Model, vamos relembrar o que é o Management 3.0 e suas práticas.
O Management 3.0 foi criado pelo Jurgen Appelo que em 2010 ele lançou o livro “Management 3.0 - Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders” que tinha relação com a sua experiência profissional. No livro, o Jurgen partilha conhecimento sobre Gestão e Liderança, Pensamento Complexo, Desenvolver Competências, Alinhar Restrições, Energizar Pessoas, Melhorar Tudo, Crescer a Estrutura e Empoderar Equipas.
Passados alguns poucos anos, Jurgen criou um Workshop onde os participantes têm a oportunidade de estudar e praticar o Management 3.0, passando pelas 6 visões e os fundamentos básicos que os ajudarão a lidar com as complexidades do mundo atual.
O interessante do workshop é que cada visão possui várias práticas e dinâmicas sendo que na visão de Empoderar Equipas aborda-se o Delegation Poker.
Em linhas gerais, o Delegation Poker é utilizado para ajudar gestores, líderes e chefes na descentralização na tomada de decisões e com isso, a delegar decisões para suas equipas. Delegar tomada de decisões ajuda na velocidade da adaptação e além disso, ajuda a clarificar quais são os níveis de delegação que serão utilizados pela equipa para cada decisão delegada.
Como podem ver nas imagens acima, o gestor e equipa criaram um Delegation Board para tornar explícito um acordo do grupo consoante os níveis de delegação para algumas das decisões deles. Estas decisões estão distribuídas pelos 7 níveis de delegação e com isso fica mais fácil de perceber quem são os responsáveis por cada decisão a ser tomada.
O Delegation Poker é uma prática muito conhecida pela comunidade ágil e muitos facilitadores utilizam nas suas equipas para promover a tomada de decisão de forma responsável através de um sistema de delegação e melhorar os processos de trabalho.
Entretanto, se a equipa está a utilizar os níveis de delegação 5, 6 ou 7, é importante que eles tenham um acordo explícito de como tomar decisões. Na visão de Empoderar Equipas temos uma outra prática que complementa o Delegation Poker e ajuda a equipa em como decidir, que é o Team Decision Matrix.
Em linhas gerais, o Team Decision Matrix é utilizado pelas equipas porque diferentes situações exigem diferentes processos de tomada de decisão e a prática do Team Decision Matriz fornece as ferramentas necessárias para as equipas tomarem decisões.
Além disso, ajuda a clarificar quais são os níveis de delegação que serão utilizados pela equipa para cada decisão delegada.
A equipa tem à disposição 5 tipos de tomadas de decisões para que sejam discutidas em grupo e eleger quais serão utilizadas para cada decisão.
Tanto o Delegation Poker com o Team Decision Matrix já são bem difundidos e utilizados por empresas mas sempre de formas isoladas nas equipas, que ajuda a resolver problemas locais mas não nos dá uma visão sistêmica para perceber o nível de maturidade da organização.
O que é o Delegation Maturity Model (DMM)?
O DMM é um conjunto de práticas de Management 3.0 que foram agrupadas, sequenciadas e organizadas para identificar os níveis de maturidade das equipas e da empresa.
Ao executar o DMM, os agentes de mudanças organizacionais como Agile Coaches, Scrum Masters, Facilitadores, Líderes e Gestores terão uma visão local e sistêmica dos níveis de maturidade de delegação do sistema e serão mais efetivos no processo de Delegação e Empoderamento para obter melhores resultados para o negócio.
Entretanto, para praticar o Delegation Maturity Model Assessment é necessário que o facilitador tenha experiência comprovada em algumas práticas de Management 3.0.
Além disso, será necessário realizar algumas etapas de trabalho com as equipas que serão avaliadas.
Vamos olhar cada uma das etapas mais detalhadamente:
Executar as Práticas de Management 3.0
Executar o Delegation Maturity Model Assessment
Executar o plano de ação, aprendendo e promovendo melhoria contínua
A execução do Delegation Maturity Model Assessment não é “Rocket Science”, mas mandatório ter experiência com Management 3.0, Facilitação, Teams Assessment e Métricas para que os resultados sejam coerentes, seja possível analisá-los corretamente e seguir com os próximos passos.
Para concluir, o DMM possui 3 níveis de maturidade que estão ligadas aos 7 níveis de delegação do Delegation Poker. Ao analisar os níveis de delegação das equipas, o assessment vai apresentar qual é o nível de maturidade do sistema avaliado através da fórmula da Moda (A Moda é o valor que aparece com mais frequência em um conjunto de dados, ou seja, o valor que aparece mais vezes).
Com isso, terás o enquadramento do sistema avaliado em um dos 3 níveis de maturidade do DMM.
DMM1 - Command & Control
DMM2 - Ownership & Accountability
DMM3 - Empowered
A ideia deste este artigo é de ser uma pequena introdução do tema, que vai ser melhor detalhado e praticado no Delegation Maturity Model Practitioner Workshop que terá turmas abertas em breve.
No Workshop os alunos participarão de uma revisão dos fundamentos de Management 3.0 e depois participarão de várias dinâmicas para praticar um case de Delegation Maturity Model, onde vão passar por todas as etapas do modelo (Delegation Poker, Team Decision Matrix, Leadership Decision Maker, Delegation Maturity Model Assessment, Métricas e Plano de Ação).
Ao final, vão obter uma certificação de Delegation Maturity Model Practitioner, e estarão habilitados para formar pessoas e tomarem melhores decisões nas equipas e empresas.
Fiquem atentos no meu LinkedIn e/ou no site da Product Inspirations pois em breve vou abrir a 1ª turma do Workshop para os Early Adopters.
Se quiser aprender mais sobre Delegação, Empoderamento e Management 3.0, participe da minha próxima formação de Management 3.0.
Espero que tenha gostado e que deixe seu comentário no artigo.
Inscreva-se na minha newsletter para receber nossos conteúdos e novidades.
Até breve.
Download do Delegation Maturity Model
Referências
Autor: Ricardo Caldas
Revisão e Colaboração
Σχόλια