No artigo anterior eu escrevi sobre a Daily Scrum e para dar seguimento aos eventos do Scrum, vou falar sobre a Sprint Review, que é o evento mais negligenciado da framework Scrum. Então vamos a isso!
Conforme está escrito no Scrum Guide, a definição é:
“O objetivo da Sprint Review é inspecionar o resultado do Sprint e determinar adaptações futuras.
A Scrum Team apresenta os resultados do seu trabalho aos principais stakeholders e são discutidos os progressos rumo ao Product Goal.“
Quem leu meu artigo sobre a Sprint Planning vai se lembrar de uma das disfunções das equipas Scrum que é de não criar um Sprint Goal na Planning. Então como as equipas fazem uma Sprint Review, se não possuem Sprint e Product Goal?
“O Product Goal descreve um estado futuro do produto que pode servir de meta para a Scrum Team delinear o seu planeamento. O Product Goal está no Product Backlog.”
OBS: O Product Goal é a mesma coisa que visão do produto.
Simples, ou as equipas não fazem a Sprint Review ou se fazem é uma reunião de fecho de sprint para “apresentar” cenas que foram desenvolvidas na sprint.
É isso mesmo. infelizmente muitas equipas não fazem a Sprint Review porque não tem nada para apresentar o se tem, é pouca coisa e não faz sentido ter a sessão. Eu conheço várias empresas e equipas que estão neste contexto.
E as poucas equipas que tem algo pra apresentar possuem tantas disfunções oriundas dos eventos anteriores malfeitos (Refinamento, Planning, Daily) que aparecem na Review para formalizar o fecho da sprint, fazer um PDS e iniciar a nova Sprint dias depois.
É triste porque a Sprint Review deveria ser o evento para apresentar aos Stakeholders e/ou utilizadores os work items desenvolvidos a funcionar para receber feedbacks do que foi feito.
Minha sugestão é que façamos sempre a Sprint Review pois mesmo que tenhamos disfunções ou poucas coisas a apresentar, é uma oportunidade de começar a organizar essas disfunções, apresentarmos métricas da Sprint para que sejam tratadas no próximo evento do Scrum, a Sprint Retrospective e melhorarmos enquanto equipa.
Vou partilhar abaixo algumas sugestões de informações que podem partilhar na Sprint Review, com o foco na melhoria contínua e quem sabe em algum dia terem Reviews melhores.
Total de Work Itens Planejados x Entregues;
Total de Itens não planejados que entraram na Sprint;
Total de Bloqueios e Dependências que foram resolvidos na Sprint;
Métricas:
Throughput;
Lead Time;
Cycle Time;
Se conseguirem organizar e partilhar estas informações já está ótimo pois elas vão fazer emergir perguntas que ao serem respondidas, podem ajudar a melhorar as próximas Sprints, a forma de trabalhar e as entregas.
No próximo artigo eu vou escrever sobre a Sprint Retrospective e como utilizar este evento do Scrum para responder às perguntas acima e outras mais.
Espero que tenham gostado e que consigam diminuir as disfunções do dia a dia para que as equipas agile trabalhem melhor.
Nos próximos artigos vou continuar a escrever sobre os eventos do Scrum e apontar as minhas percepções / experiência sobre a framework Scrum.
Quer perceber mais sobre o Scrum e outros temas?
Inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos e novidades.
Até breve.
Referências:
Autor:Ricardo Caldas
Comments