top of page
  • Foto do escritorRicardo Caldas

Product Manager: Quem é, o que faz e o que não faz?

Atualizado: 24 de jul. de 2023

Viva malta, como estão? Vamos partilhar mais um conteúdo relacionado à Produtos Digitais? Vamos a isso!


Desta vez vamos falar sobre o Product Manager (PM), entender este cargo, como ele se relaciona com o Product Owner e demais áreas / pessoas da empresa.


De maneira geral, o Product Manager é responsável pela estratégia do produto e por encontrar no mercado oportunidades para entregar um produto de qualidade, pensando sempre nas necessidades de um público-alvo.


O Product Manager é quem planeia, define, acompanha e garante a evolução do produto, buscando incrementar valor ao longo do tempo. Entretanto, a PM trabalha em conjunto com outras áreas e profissionais, principalmente equipas de Tecnologia, User Experience (UX) e Negócios para conseguir incrementar o valor do produto.


Mas não é “somente” nesta intersecção (UX, IT, BIZ) que o PM atua, pois existe um âmbito e visão mais alargada do seu papel e responsabilidades, que pode-se ver na imagem do Daniel Zacarias abaixo.


Ou seja, ainda que o Product Manager esteja exercendo seu trabalho com as equipas de UX, Tecnologia e Negócios, o PM também está envolvido em atender as necessidades dos clientes e do produto. O âmbito é um bocadinho maior. 😉



Uma questão importante que sempre nos perguntam na aula de Digital Product Owner é:


"Afinal, qual é a diferença entre Product Manager e Product Owner?”.


Em um tweet: Product Manager é um CARGO (Job Position) e Product Owner é uma ROLE (função que estou a desempenhar).


Cargo: é a posição estática e hierárquica que o empregado ocupa dentro da estrutura organizacional da empresa.

Role (função): é o conjunto de tarefas e responsabilidades realizadas pelo empregado por meio do cargo que exerce. O colaborador pode ter uma ou mais funções dentro do seu cargo.

O cargo define quais funções você enquanto colaborador vai executar, nunca o contrário.

Para ajudar a tangibilizar a função, papéis e algumas atividades do Product Manager, apresentamos uma imagem da formação de Digital Product Leadership (Tera), que explica essas responsabilidades, como podes ver abaixo.

Fonte: Tera


Perceba que são muitas responsabilidades e habilidades que o Product Manager precisa ter. E somente algumas destas habilidades foram listadas, pois com certeza no dia a dia de cada empresa, existem muitas mais.



Ainda sobre PM e PO, no livro Inspired, Marty Cagan diz uma frase que é:


My goal is to eliminate Product Owners from the world.

There should only be Product Managers who are also Product Owners.


Ao parar para analisar, faz sentido esta frase do Cagan. Principalmente quando nossos alunos nos questionam o motivo de na empresa deles existirem Project Managers, Product Managers, Business Owners, Business Analysts e Product Owners.


Mas então por que tantas pessoas estão a exercer o “mesmo cargo e funções" que somente uma pessoa deveria fazê-la? Como temos alguns anos de experiência em Produtos Digitais, Agilidade e restruturação de equipas, na maioria dos casos a resposta está relacionada com os itens abaixo:


  • Muitos projetos / produtos priorizados ao mesmo tempo na empresa:

  • Pessoas envolvidas em vários projetos ao mesmo tempo;

  • Falta de tempo de exercer suas funções e com isso, contrata-se uma pessoa para fazê-las;

  • Falta de conhecimento para exercer o cargo / funções;

  • Hierarquia (organograma da empresa);


Da nossa parte, já tivemos experiências em empresas que tinham somente PO, somente PM, que tinham ambos profissionais e não necessariamente existiam problemas. Quando a comunicação e alinhamentos funcionavam, eram 5 estrelas.


Em contrapartida na maior parte das empresas que trabalhamos ou estamos a trabalhar, existem estes problemas e parte do nosso trabalho é ajudar a organizar os papéis e responsabilidades para sermos mais efetivos (equilíbrio entre eficiência e eficácia) em nosso dia a dia.


O cerne da questão de ter PM e/ou PO vai depender do contexto da sua empresa e de qual estratégia e caminho querem seguir. Entendemos e partilhamos a visão do Cagan, mas até que essa visão se realize, nós vivemos e ajudamos as empresas, PM´s e PO´s a serem mais efetivos em seus dia a dia, e tudo bem.


Uma das formas de ajudar esses profissionais, é alinhar seus papéis, responsabilidades e forma de comunicação, para minimizar os constrangimentos e as entregas correrem bem. A imagem abaixo ajuda a tangibilizar parte destes alinhamentos entre o PM e PO.



Fonte: Tera e Product Inspirations


Entretanto, não esqueçam a diferença entre Cargo e Role (função).

Fonte: Tera e Product Inspirations


Esperamos que tenham gostado e fiquem à vontade para comentar com as tuas observações.


Nos vemos no próximo conteúdo!

See ya.



Referências:



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page