top of page
  • Foto do escritorRicardo Caldas

Product Owner: Quem é, o que faz e o que não faz?

Viva malta, como estão? Chegou a hora da Product Inspirations começar a partilhar conteúdos relacionados com produtos digitais e vamos começar com um conteúdo sobre o Product Owner.

Mas antes de começar, gostava de partilhar a definição do papel do Product Owner, seguindo o Scrum Guide.


O Product Owner é responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho da Scrum Team.” Scrum guide - Nov 2022


No Scrum Guide existem mais atribuições e responsabilidades do PO (Product Owner) mas vamos por hora pensar na parte “responsável por maximizar o valor do produto”.

Eu não sei na empresa de vocês, mas no meu caso, tem sido raro encontrar PO 's que efetivamente conseguem trabalhar com entregas de valor. E por que isso? Te conto.

99% dos PO 's que tenho trabalhado nos últimos anos priorizam o Backlog fazendo uso do ROI (Return on Investiment) como critério ou então por nível de maior importância/criticidade, mas quando questionados, poucos sabem responder objetivamente qual a razão da prioridade, sendo que a maioria diz “me disseram que era importante".

Infelizmente grande parte dos PO’s estão a parafrasear suas chefias diretas ao priorizar, mas existem mais algumas disfunções que contribuem com a não priorização por entrega de valor da parte dos PO’s:


  • Não tem conhecimento do que é ser um PO (muitos não tiveram formação);

  • Não tem conhecimento de técnicas de priorização;

  • Estão envolvidos em mais de 1 produto ao mesmo tempo;

  • Não tem tempo, acesso à informações para calcular o ROI do produto e backlog;

  • Ao colocar o produto em produção, não validam as métricas do produto para confirmar o ROI e/ou fazer ajustes necessários para melhorar o produto;

Desta maneira, fica bem injusto e complicado entregar valor não acham? Eu acho, e é por isso que parte do meu trabalho é ajudar a formar Product Owners, passando conhecimento para eles conseguirem trabalhar melhor e entregar mais valor aos utilizadores e para a empresa.

Sendo que não para por aí, o Scrum Guide também explica mais sobre o papel do PO.


Para que os Product Owners tenham sucesso, toda a organização deve respeitar suas decisões. Essas decisões são visíveis no conteúdo e na ordem do Product Backlog e por meio do incremento inspecionável na revisão da sprint. Scrum guide - Nov 2022


Temos um constrangimento aqui! Segundo o Scrum Guide, todos na empresa devem respeitar as suas decisões, mas infelizmente no dia dia não é bem assim. Esses PO’s que estou a citar, são conhecidos com um termo chamado PO-Proxy, ou seja, é um repassador de pedidos.

Eles fazem um excelente trabalho, não tenho dúvidas, mas poderiam estar a fazer muito mais, se não fossem as dificuldades e hierarquias corporativas. Problemas esses que muitas empresas estão a “combater” com ajuda de Agile Coaches, Scrum Masters, Product Owners e outros profissionais. Mas essas disfunções são tema para outro post, portanto vamos voltar ao PO.


Na visão do Scrum Guide, o PO tem um papel fundamental em:

  • Ser um representante e voz ativa do utilizador (cliente final) da empresa:

  • Satisfazer uma necessidade do utilizador, da empresa e/ou do mercado;

  • Fazer entregas de valor, maximizando o ROI do produto;

  • Gerenciar e priorizar o backlog do produto;

  • Participar ativamente das Cerimónias das Sprints e estar disponível para trabalhar como membro ativo da Scrum Team.

Apesar de não estar escrito no Scrum Guide, existem mais responsabilidades no dia a dia do PO:

  • Acompanhar junto à equipa e Scrum Master as métricas de eficiência da Scrum Team;

  • Utilizar métricas de produto e eficácia para ajudar na priorização e validar as entregas que estão em produção;

  • Estar em contacto com stakeholders, equipas de negócio, design e tecnologia para validar o produto;

  • Escrever e refinar user stories de forma que estejam simples, objetiva, com dependências mapeadas e não tenham bloqueios.


O Product Owner tem um papel muito importante para a empresa e equipa que ele faz parte, pois o PO é a pessoa que faz alinhamentos com diversos stakeholders com a responsabilidade de organizar todas as necessidades e pedidos no backlog. Ainda como responsabilidade do PO, esse backlog precisa ser refinado, escrito, priorizado e tudo isso precisa estar alinhado para atender as necessidades do utilizador mas também com a visão do produto.

O dia a dia do PO é muito dinâmico e com muito trabalho a ser feito pois ele participa ativamente das cerimònias do Scrum junto à equipa que ele faz parte, e conforme citado acima, tem muitos alinhamentos e trabalhos assíncronos a ser feito que estão sob a tua responsabilidade.

Antes de finalizar, gostava de partilhar o É, Não É, Faz, Não Faz do Product Owner que pode ajudar na definição dos soft skills e hard skills do PO.


Fonte: Product Inspirations & Agilenow

Espero que tenham gostado e fiquem à vontade para comentar com as tuas observações. Nos vemos no próximo conteúdo, que será sobre Product Manager. Quem é essa pessoa? O que ela faz? Qual a diferença entre PM e PO?

Queres aprender mais sobre Product Owner? Confira a nossa próxima formação de Digital Product Owner.

Autor: Ricardo Caldas Co-Autoria e Revisão: Kássia Túlio Referências:

235 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page