top of page
  • Foto do escritorRicardo Caldas

Inovação Milenar

Atualizado: 24 de jul. de 2023

Viva malta, neste artigo vou escrever sobre inovação em qualquer tipo de negócio, seja ele digital ou não.


Ainda é frequente eu escutar de alunos ou clientes as frases:

  • “Minha empresa é diferente (ou especial)”

  • “É fácil fazer no digital, quero ver no presencial"

  • Tenho um negócio familiar, não preciso inovar”

  • Etc.

Okay, eu percebo a perspectiva deles, mas é possível inovar em qualquer tipo de empresa ou negócio.


E se eu disser que recentemente eu mesmo vi um negócio milenar, inovando para atender suas necessidades e dos seus “clientes”?


No feriado de 25/04/2023 eu tirei uns dias de férias, fui para o Norte de Portugal descansar e grande parte do nosso roteiro (meu e de minha esposa) era visitar Igrejas e Capelas.


No dia que reservamos para visitar Guimarães (cidade linda, vale muito a pena visitar), nós entramos em uma igreja para conhecer, rezar, passear e tirar fotos eu me deparei com esta “inovação”.

Foto: Ricardo Caldas


Fazer doações em formato digital para complementar o formato “tradicional” de doações.


Alguns podem (ou vão) pensar: “Mas Ricardo, pagar por cartão não é inovação”. Claro que não é, hoje em dia “quase” qualquer lugar aceita cartão, MB-Way e outros formatos digitais de pagamento, entretanto na igreja foi a 1ª vez que eu vi.


E achei sensacional pois no meu caso, eu não ando com moedas e normalmente não tenho muito numerário comigo, então o formato digital me ajudou a fazer uma doação para a igreja com poucas etapas.

Foto: Ricardo Caldas

Foto: Ricardo Caldas



Ainda existe uma analogia que inovação é sinônimo de criar algo novo, mas não podemos nos limitar a este pensamento.


Inovar é pensar nas melhores maneiras de atender às suas necessidades e dos deus cliente da forma mais simples possível.


No caso da igreja, eles fizeram algo simples, que foi de colocar doações também em formato digital. Se a pessoa quiser fazer uma doação, não tiver moedas ou dinheiro mas tiver um formato digital de pagamento, ela pode fazer.


Foi o que aconteceu connosco! Nós fizemos uma doação e ficamos muito felizes de saber que mesmo em negócios mais tradicionais, existe uma forma de melhorar o “serviço” prestado aos clientes.


Portanto, lembre-se sempre que é possível inovar em qualquer negócio, mas é preciso parar, pensar, planear a melhor maneira de se fazer.

Se quiser perceber mais sobre inovação, clientes, personas e product discovery, faça a tua inscrição na nossa formação de Digital Product Discovery & Roadmap.


Espero que tenham gostado e fiquem à vontade para comentar com as tuas observações.


Nos vemos no próximo artigo!

See ya.



Referências:

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page